Sintasa e Hospital Santa Isabel avançam em solução sobre as folgas retiradas dos funcionários

Após o departamento jurídico do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) protocolar, no início do ano, uma Ação Judicial contra o Hospital Santa Isabel por conta das folgas subtraídas dos funcionários que trabalham na escala 12 por 36 horas, a gestão do hospital reuniu-se, nesta segunda-feira, com a direção e o setor jurídico do Sintasa para tentarem chegar a um acordo.

Na ocasião, foi informado ao sindicato que neste mês de maio as folgas foram regularizadas e que, até a próxima semana, a gestão irá apresentar uma proposta do passivo das folgas dos meses anteriores. “A diretora nos garantiu que as folgas retiradas vão ser restituídas, mas para isto apresentará o cronograma que precisará para repor as pendências”, explicou Augusto Couto, presidente do Sintasa, que esteve presente na reunião com o gerente-executivo, Janderson Alves, além do departamento jurídico.

Entenda o caso

Desde o final do primeiro trimestre do ano passado que a diretoria do Sintasa tentou administrativamente conseguir o retorno das folgas para os que laboram na escala 12 por 36h. Na ocasião, durante a reunião com a gestão, houve até a promessa que iriam retornar com as escalas normais, mas acabaram não cumprindo.

Diga-se que em março de 2021, os empregados que fizeram 16 plantões no mês não tiveram direito à folga, prática comum aplicada há anos, visto que na escala 12×36 o correto seriam 15 plantões, mas no mês com 31 dias ocorreriam 16, justificando assim a folga.