Sintasa denuncia carência de profissionais de Aracaju

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde de Sergipe (Sintasa) realizou, na manhã desta quarta-feira, 20, uma visita às unidades básicas de saúde (UBS) em Aracaju, com o objetivo de divulgar as reivindicações dos trabalhadores do nível médio e avaliar de perto a situação precária enfrentada pelos profissionais de saúde.

Durante a visita, foi constatada uma alarmante carência quantitativa de profissionais de saúde nas UBS da capital sergipana. Segundo Augusto Couto, presidente do Sintasa, a falta de recursos humanos é tão grave que, em algumas unidades, apenas três profissionais de enfermagem são responsáveis por atender cerca de 100 pacientes.

“Imagine apenas três profissionais da enfermagem para atender cerca de 100 pacientes. Isto é sub-humano! Então, é preciso com urgência a Prefeitura Municipal de Aracaju realizar concurso público ou optar pelo preenchimento das vagas através de Processo Seletivo Simplificado (PSS)”, ressaltou Couto. Além de Augusto, participaram da visita os diretores Janderson Alves, Maria Auxiliadora e o Karla Rejany.

A sobrecarga de trabalho resultante dessa escassez de profissionais tem levado a um aumento significativo de casos de doenças entre os trabalhadores da saúde. Além disso, a falta de recursos básicos, como medicamentos essenciais para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), tem sido uma preocupação constante. 

Augusto Couto destacou a escassez de medicamentos como Losartana e Dipirona, além das canetas de aplicação de insulina. Ressaltou ainda que a comunidade chega às unidades de saúde em busca de tratamento e não está interessada nos motivos da falta de medicamentos, mas sim na solução imediata do problema.

Diante desse cenário alarmante, o Sintasa já solicitou uma reunião com a secretária de saúde e com a gestão municipal, porém, até o momento, não obteve retorno. No entanto, o sindicato afirmou que as visitas às UBS continuarão como forma de manter a pressão e garantir que as demandas dos trabalhadores da saúde sejam atendidas.

HOSPITAL REGIONAL

A visita da diretoria do Sintasa foi completada marcando presença no Hospital Regional de N. Sra. do Socorro, para divulgar a proposta da categoria para o Acordo Coletivo da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Assembleia Extraordinária que ocorrerá, no dia 22 de março, às 13h, no auditório da FUNESA.